terça-feira, 24 de novembro de 2009

Xintoismo

O Xintoísmo foi a primeira religião japonesa. Diferente do Budismo, Cristianismo e Islamismo esta religião não tem um fundador conhecido, escrituras sagradas , filosofia religiosa explícita nem muito menos um código moral. Na verdade, o Xintoísmo só recebeu esta designação no século VI d.C. pela necessidade de se distinguir das religiões estrangeiras (Budismo e Taoísmo) que haviam entrado no país. Até esse momento havia permanecido como a religião de um povo primitivo que tal como todos os outros povos eram sensíveis às forças da Natureza e cultivavam a mitologia. Esta religião considera os Humanos inferiores à Natureza e tem como propósito fundamental provocar um sentimento de unidade entre o mundo natural e o povo. Para melhor entendermos o Xintoísmo enquanto religião podemos estabelecer uma comparação deste com a mitologia greco-romana cujas principais características são do conhecimento geral. Em ambos os casos existe a divinação de elementos naturais como o Sol, a Lua os rios, as montanhas, os relâmpagos etc. estes elementos considerados deuses podem alegrar-se ou enfurecer-se com os humanos atribuindo-lhes a sua bênção ou maldição daí a preocupação constante com o culto a estes deuses. Dentro das semelhanças atrás referidas encontra-se também a imperfeição dos deuses tal como na mitologia clássica dos deuses greco-romanos.Segundo o Xintoísmo o Universo resulta da separação das duas forças Yang (céu e bem) e Yin (terra e mal) do caos primordial, estas duas forças deram então origem aos cinco elementos (ar, água, madeira, metal e terra) estes agentes permitiram a criação da “Dez Mil Coisas” e deram origem aos primeiros deuses de seu nome Kami, Kanji e Kan que continuando a cadeia de criação originaram os outros deuses, a Natureza e o Homem.
,
Yang & YinEntre os deuses posteriormente criados encontra-se o Senhor do Céu (Tennou) que preside a uma assembléia de deuses e espíritos e que é servido por ministros e generais. Entre os servos mais importantes no Céu encontram-se os duques dos cinco elementos cada um a presidir ao ministério correspondente sendo que cada ministério é ainda servido por vários deuses menores e incontáveis espíritos.Entre os vassalos mais importantes na Terra encontram-se o Deus do Fogão que é responsável pela observação dos lares dos mortais durante o todo o ano subindo ao Céu no ano novo para apresentar um relatório sobre a vida das pessoas ao seu Senhor e ainda os deuses das cidades (normalmente anteriores humanos) encarregues de proteger cidades específicas contando para isso com a ajuda de deuses menores da terra e incontáveis espíritos da natureza. Além de todas estas divindades (já foram contadas mais de 8 milhões) ainda existem os dragões, os do Céu que são encarregues de proteger Tennou, e os dragões espirituais ou reis dragão que fazem a chuva cair e governam os mares.Quanto à vida dos Humanos propriamente dita o Xintoísmo diz que nascemos com duas almas: a superior chamada Kon de natureza divina e a alma inferior Haku que vem da terra e representa a natureza humana. Quando o homem morre as almas tomam caminhos diferentes o Kon ascende ao Céu e é absorvido pelo Senhor dos Céus e o Haku descende à terra para ser julgado por um magistrado demoníaco, desse julgamento pode decorrer a prisão no inferno durante um período de tempo por falhas em vida e após o qual a alma renasce no Mundo, ou a alma ser recompensada e tornar-se um espírito ou mesmo um deus das cidades se tiver realizado feito extraordinários.


QUESTÕES
1. Quando surgiu o Xintoísmo?Não se sabe ao certo quando surgiu porque foi a primeira religião japonesa e só recebeu a designação de Xintoísmo no século VI para se demarcar das restantes crenças que haviam entrado no Japão

2. Quais os locais de culto do Xintoísmo?Em templos específicos localizados em locais com paisagens exuberantes e que possuem para se diferenciar dos restantes templos um tipo de portões de madeira designado Torii.

3. Existem sacerdotes? Sim, são responsáveis por dirigir os cânticos e as oferendas para beneficiar o povo japonês e o Imperador. Os sacerdotes xintoístas não são obrigados a levar uma vida de castidade, podendo casar e fundar uma família e podem as mulheres também ser sacerdotisas/

4. Quais as principais características desta religião?Tem inúmeras semelhanças com a mitologia grega e romana, diviniza os fenômenos da natureza, os deuses são semelhantes aos humanos, existem criaturas fantásticas como os dragões etc., não possui escrituras nem filosofias religiosas específicas sendo que todos os rituais e crenças se baseiam na mitologia popular vigorante a quando do aparecimento desta religião.

5. Como vê a criação do Universo e quais as principais divindades?A criação do Universo resulta da separação das duas forças opositoras Yang (bem) e Yin (mal) que criaram os cinco elementos (ar, água, madeira, metal e terra que consequentemente criaram os primeiros deuses entre eles o Senhor dos Céus Tennou, os restantes deuses e a natureza.Entre as principais divindades encontram-se também o Deus do Fogão encarregue de vigiar a vida dos humanos para no final de cada ano relatar a Tennou e os Deuses das cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário